VISA Plots Blockchain Takeover

Como o preço da Bitcoin espreita mais de 10.000 dólares, outras histórias parecem ser deixadas para trás. O processador de pagamento VISA tem estado bastante ocupado nos últimos meses. Temos relatado vários desenvolvimentos, incluindo a importância das Moedas Digitais do Banco Central e a expansão de sua equipe interna de bloqueio. Até este ponto, a VISA tem sido muito criticada ao mencionar a Bitcoin em particular. Tudo isso mudou esta semana.

Boom Bitcoin

Em um movimento particularmente presciente, a VISA emitiu um relatório em 22 de julho intitulado „Advancing Our Approach to Digital Currency“ (Avançando nossa abordagem da moeda digital). Talvez a seção mais excitante seja o plano para apoiar as moedas digitais.

Um dos valores fundamentais é „Restante moeda – e rede – agnóstica: planejamos apoiar as moedas digitais e as redes de bloqueio que nossos clientes e parceiros exigem, de acordo com nossa estratégia mais ampla de rede de redes“.

Essa frase „moedas e redes de cadeias de bloqueio que nossos clientes e parceiros exigem“ chamou a atenção de especialistas financeiros como Mati Greenspan da QuantumEconomics.io.

Mati tem o direito de ser tão feliz. Se os parceiros da VISA exigem que ela trabalhe com Bitcoin e Blockchain, isto é bom para o ecossistema. As empresas envolvidas com sistemas de crédito e pagamento têm sido lentas na adoção de moedas criptográficas. A Square e a RobinHood são as exceções. O apoio a criptos poderia torná-los menos complicados e mais aceitáveis do que no passado.

Os bancos e outras instituições financeiras têm tradicionalmente evitado o Bitcoin. A mídia popular ainda a chama de moeda de criminosos e hackers. O endosso da VISA tem muito peso, especialmente considerando o leve aumento nos preços dos criptogramas durante o fim de semana.

Passo a passo

As notícias da VISA chegam no mesmo dia em que o Escritório da Controladoria da Moeda (OCC) teve um anúncio semelhante. De seu site, o objetivo do OCC é „assegurar que os bancos nacionais e as associações federais de poupança operem de forma segura e sólida, forneçam acesso justo aos serviços financeiros, tratem os clientes de forma justa e cumpram com as leis e regulamentos aplicáveis“.

A OCC tem permitido que bancos federais constituídos para armazenar ativos criptográficos. Em resumo, seu banco pode agora segurar sua moeda criptográfica.

Curiosamente, o comunicado à imprensa diz que este serviço pode se estender a mais do que segurar passivamente chaves privadas. Isto poderia estar oferecendo trocas criptográficas nativas? A idéia de negociar Bitcoin na Wells Fargo pode parecer antitética para hodlers de longo prazo, mas os recém-chegados provavelmente apreciariam a acessibilidade.

Próximos Passos

Como diz a frase: „Agora esperamos“. A implantação dos serviços de criptografia VISA não foi finalizada, nem nenhum banco anunciou que apoiará a Bitcoin. Mas se o mercado de touro assegurar um impulso ascendente, poderemos ver esta mudança rapidamente. E